terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conexão Entrevista #4: Rafael Diehl



 

Duração: 52 min.
Sobre: Conexão Conservadora traz uma entrevista com o mestrando de história da Universidade Federal do Parana, Rafael Diehl, que conversou com o Conexão sobre a Igreja Católica e as origens da civilização ocidental.

Reações:

2 comentários:

Comentário No. 1

Rahael? Se você tiver um pouco de dinheiro ou oportunidade de conhecer outra língua estrangeira para ler livros de melhor qualidade ou viajar para ver o que aconteceu no período medieval na Europa. Ter acesso a bons livros e documentos históricos.
Para formacao histórica é necessário conhecer pelo menos o francês e ou alemao.
Senao você vai ter esta visao idealizada da Idade Média.
Eu já morei perto do Limes, a barreira que separava o Império Romano dos povos Germânicos.
Infelizmente tenho que afirmar que o Bárbaro sempre teve a intencao de destruir a civilizacao romana porque era invejoso e criminoso. Os arqueólogos veem as Fazendas romanas contantemente destruídas nas escavacoes. Uma Fazenda próximo da cidade que morava, tinha 2 piscinas, uma delas até para os escravos quando foi invadida pelos Alamanos e foram transformadas em criacao de porcos. Em um site alemao no computador sobre os bárbaros aparece em uma Fazenda Romana com um poco cheio de cadáveres com várias pessoas, caes, cavalos. Deve ter sido no inverno pois os Alamanos nao perceberam que a moca estava com um cordao de ouro pesado. Um dos cérebros tinha marcas de scalpo, outro cérebro tinha cortes de machado regulares que só poderiam ter sido feitos se a vítima tivesse sido amarrada e nao movimentasse a cabeca. Á alguns anos durante uma dregagem no rio Reno descobriu-se um barco com carregamento de ouro roubado despedacado (naturalmente para ser vendido aos pedacos) que os arqueólogos definiram como Bárbaros que foram persequidos por uma patrúlia Romana pois o rio Reno também fazia parte do Limes e provavelmente afundou na fuga...
Quando os Visigotos invadiram Roma a primeira providência foi destruir os 7 Aqüedutos e entraram para roubar e destruir...Na Espanha os Visigotos usavam as Estradas Romanas para cobrar pedágio nao para pagar impostos para construir outras coisas.
Posso sitar vários exemplos do que aconteceu neste período que o Brasil está vivendo atualmente como momento histórico.
Aconteceu de as construcoes comessassem a desabar e ficarem destruídas etc... O mundo Antigo caiu porque a elite intelectual era elitista e as poucas pessoas que tinham conhecimento morreram...A Igreja conseguiu através dos mosteiros atrair os Bárbaros para escrever e estudar e conseguiu junto com os romanos que restaram criar outra elite no Mundo Medieval!
A visao do Inferno vem deste período com as cidades sendo insendiadas.
Os Bárbaros eram extremamente covardes. Quando veio os Hunos para a Europa eles fugiram para a Europa central.
O Império Romano estava no período pré-industrial. Os arqueólogos encontram várias máquinas deste período.Se você ver documentários também no youtube em outros idiomas vao aparecer documentários sobre o Império Romano e Idade Medieval!

Comentário No 2

Durante a Idade Média a Igreja recebeu várias doacoes em propriedades. O Papa tinha uma território grande na Itália doado pelo rei Franco Carlos de Martel com exército próprio. Detalhe a Igreja Católica na Idade Média tinha exército.
O Império Romano nao era só Austria e Alemanha. Era Austria, Alemanha atual, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Norte da Itália, e 4 estados Franceses (pois o Rei da Franca também queria concorrer a ser Imperador deste Império).
Os nobres eleitores do Sacro Império Germânico elegiam o Imperador e entre estes eleitores estavam os Estados que pertenciam a Bispos, como Salzburg etc...
No comerco da Idade Média os Imperadores elegiam os Bispos que ...depois mais tarde que os Papas elegiam no Imério Sacro Germânico os Bispos etc.
Os Reis que faziam o que queriam eram do baguncado reino da Gra- Bretanha que foi invadida pelos Bárbaros mais burros que existiam na época, os Saxoes e depois pelos mais brutais os Normandos. Mais tarde o normando Joao sem Terra teve que assinar a Carta Magna para nao fazer o que quesesse e desse na telha!
Os Francos se casaram com a aristocrasia Romana e foram fiéis as leis romanas, cultura e seus sucessores Capetos também. A Franca permaneceu durante muitos séculos um tipo de Estado Romano ligado aos Francos.
No Sacro Império o Imperador nao poderia fazer o que quisesse porque era também controlado pelo Papa, os Príncepes Eleitores e os Bispados que tinham seu próprio país.
Portanto os Reis na Idade Média nao faziam o que queriam! Mesmo porque com "capa e espada" a situacao muda para um governante que precisa ser diplomático para nao morrer transpassado por uma espada de repente...
A Inquisicao foi criada justamente para acabar com as torturas horríveis que os Bárbaros faziam para as pessoas condenadas. Na Inquisicao se uma pessoa acusasse outra de algum crime se esta testemunha nao provava que estava falando a verdade...ela era condenada à morte por calúnia!
A Igreja nao tinha poderes para condenar uma pessoa só o Estado. Quando uma pessoa era interrogada ou ela era condenada pelo tribunal da Inquisiacao ou recebia uma penitência (por isso o nome Penitenciária) porém o Tribunal inquisidor teria de entregar para o Estado para aplicar a pena de morte.
Os bens confiscado das pessoas que eram condenadas era dividido entre a Igreja e o ESTADO.
A sociedade européia sempre se organizou através dos tempos porque nunca sacrificou as suas elites como se faz na América Latina.
Essa discussao sobre Idade Média no Brasil através da Midia é pura besteira!